segunda-feira, março 20, 2006

Estou farto de assistir a violência gratuita disfarçada de jogo de futebol!

É isso mesmo, chega de porrada nos campos de futebol! Ontem estava a terminar o meu fantástico dia do Pai, assistindo com o meu filho a mais uma vitória do nosso SPORTING (oitava seguida na Liga), quando um Sr. que se diz jogador de futebol profissional de seu nome Maciel, decide começar a pontapear o jovem leão João Moutinho de forma avulsa e perfeitamente gratuita. Será mau perder? Será má formação, deficiente carácter deste Sr.? Será uma emotividade extra no calor da luta com um desgaste de 90 minutos de jogo decorridos nas pernas?
O que realmente interessa é que eu enquanto Pai tive que explicar ao meu filho de 4 anos que gosta dos remates, das defesas dos GR, das fintas, enfim do futebol, a razão para aquela atitude do Sr. Maciel. Tentei da melhor maneira que pude e soube, mas para ele terá ficado a imagem violenta daquilo que na realidade aconteceu.
Este post no entanto, resulta de uma indignação que se estende não só ao aspecto pedagógico de valorização do jogo, mas também ao repúdio mais veemente pela proliferação de entradas maldosas que começam a inundar o nosso futebol. Assim, de repente lembro-me de uma entrada de um jogador do Estrela sobre Petit (olha quem?!) logo a abrir o jogo, Quaresma a esburacar com os seus pitons o joelho de Adalto do V. Setúbal, Léo sobre Benny McCarthy no inicio do jogo na Luz, etc. O pior de todo este filme (de terror) é que os árbitros em questão em nenhum destes exemplos sequer se dignaram a admoestar os jogadores agrassores com um (benevolente) cartão amarelo. E assim, o futebol cada vez terá menos adeptos ou caminhará pelo menos para ser um espéctaculo menos familiar (como era quando era criança e aos 3 anos comecei a ir ao velhinho José Alvalade). Por favor, façam alguma coisa para evitar isto.

6 Comments:

Blogger bgvp said...

Sem duvidas...chega de violencia... estamos fartos de ver os belos jogadores da bola a serem violentados... xega de caceteiros.

2:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sabes Thor o que mais me anda a preocupar é que os miúdos de hoje andam a imitar este tipo de futebol, porque lhes parece normal.
O meu filho mais velho, de 7 anos, anda numa escolinha de futebol com excelentes formadores / orientadores mas é raro o treino em que não assisto a entradas implacáveis, "carrinhos", etc e por maior que seja o reforço pedagógico dos responsáveis as crianças acham aquele tipo de jogo normal, pois é o que vêem na televisão ou ao vivo nos campos de futebol.
E também me arrepia a facilidade com que miúdos de 7 anos, durante um jogo utilizam expressões rematadas com C****** e fdx...basta ir a um campo e perceber porquê!
Abraço leonino,

6:53 da tarde  
Blogger Thor said...

Vaka totalmente de acordo. Vejo que percebeste na perfeição a minha perpsectiva pedagógica destes assassinios do jogo "futebol". Quanto á linguagem estou totalmente de acordo, aliás a propósito posso contar uma história pessoal de quando jogava basket federado. Fui expulso de um jogo por ter chamado a mãe do árbitro á coacção, e o meu pai no final do jogo e á frente do meu treinador (que já me tinha dado uma bronca no balneário) e dos meus colegas, perguntou-me o que tinha acontecido. Ao que respondi armado em esperto com um orgulho estúpido o que tinha dito. O meu pai deu-me talvez a maior bronca de sempre em público em frente de toda a equipa e digamos que eu percebi a mensagem :)
A partir daí passei a evitar certo tipo de linguagem no desporto. Faz parte do processo de formação dos miúdos.
Aí o Paulo Bento, também não é um bom exemplo.
Abraço leonino,

9:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E o que é quase anedótico é que o grande ídolo do meu filho é o João Moutinho (precisamente o "saco de boxe" dos nossos adversários) o que o deixa mais revoltado e agressivo quando vê os jogos d Sporting.
Espero não estar a formar um hoolgan... :)
Abraço leonino,

12:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

hooligan

12:54 da tarde  
Blogger Thor said...

Tenho a certeza que não. ;)
Quanto á preferência, não puderia ser melhor. Moutinho para além de grande jogador, tem demonstrado também um grande caracter e enorme fair-play.

2:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home