sábado, fevereiro 04, 2006

Cinderella Man

Coloco este post para destacar este excelente filme que tive oportunidade de visionar ontem ao final da noite. Devo confessar que fui totalmente surpreendido, por 2 motivos para mim claros. Primeiro: porque vejo Ron Howard (realizador) sempre mutio previsivel e pouco inspirado nos filmes anteriores que tive oportunidade de ver dele como Apollo 13, por exemplo. Segundo: porque embirro terrivelmente com uma péssima actriz de seu nome Renée Zellwegger, talvez por ter ficado na minha memória uma incrivelmente má interpretação num incrivelmente mau filme Diário de Bridget Jones (parece que já existem 2, como é possivel?!)
Pois a realidade deste filme foi muito diferente. Baseado na história veridica do pugilista James J. Braddock, e talvez por isso, tenha um argumento muito bom, extremamente bem estruturado. A interpretação de Russell Crowe é claramente de calibre Oscar Melhor Actor (mais um) emotiva, apaixonada e dedicadissima a esta personagem que certamente o deverá ter marcado representar. A realização é claramente melhor do que eu esperava, com destaque para uma forma nova e mais realista de filmar um combate de boxe. Apenas, como eu suspeitava a Sr.ª Renée, borra um pouco a pintura (pouco expressiva).
Fica no entanto, a minha recomendação deste filme, que representa extraodinariamente o rigor da pobreza, da falta de comida para os filhos, da falta de oportunidades para alterar a situação e ao mesmo tempo como aproveitar de alma e coração aquela única janela que se entreabre. Com uma coragem sobrenatural e que nos marca a todos.
MOVIMENTO: RUSSELL CROWE PARA O OSCAR DE MELHOR ACTOR PRINCIPAL!