terça-feira, janeiro 31, 2006

Música à Terça III

Esta semana destaco um dos meus músicos favoritos - Paco De Lucia. Neste trabalho, executa com o virtuosismo habitual peças da sua autoria, de um flamenco muito enriquecido através de uma incursão sublime pelo jazz. Neste album trabalharam com Paco: Chick Korea no piano e Manolo Sanlucar na guitarra, isto é grande figura do jazz conjugada com uma grande figura do flamenco mais purista e old-school.
Muito importante também a escolha do titulo Zyriab, que é nada menos que o Sr. da foto abaixo e do post anterior. Zyriab nasceu em Bagdad na altura Pérsia, actualmente Iraque, e veio para Córdoba para músico da corte do então Sheik árabe que controlova esse território. Foi responsavel pelo libertar da musica de parametros métricos e ritmicos rigidos que a espartilhavam e simultaneamente trouxe inovações ao nivel culinário, moda e etiqueta para a corte da altura.

11 Comments:

Blogger Jazz Manel said...

Conheço muito pouco do Paco, mas o conheço até gosto, este com o Chick Korea promete...

10:44 da manhã  
Blogger Unknown said...

se eu um dia tocasse como ele!

10:51 da manhã  
Blogger M.M. said...

Excelente post e bela connection com o post anterior, sim senhor!
Paco de Lucia... gosto de algumas coisas. Chick Korea, sim.

10:57 da manhã  
Blogger Naked Lunch said...

paco só mesmo de ouvir falar. quanto ao sr. Korea, confesso que gosto de algusn dos seus devaneios. abraço

11:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É simplesmente deslumbrante.. :):):)

11:33 da manhã  
Blogger Thor said...

Ivan, eu digo o mesmo...

O Paco dentro desta incursão jazzistica esteve num projecto com Al di Meola e John Mcglaughlin chamado 3 guitarras, onde tocam juntos temas da autoria individual de cada músico com uma orquestração diferente e mais elaborada. Também recomendo.

11:55 da manhã  
Blogger merdinhas said...

Alguma curiosidade de ver a mistura com Korea.
(como o teu email é "no reply" deixa-me dizer-te aqui que o link que pedes está no título dos post dos DJ Kicks.)

2:03 da tarde  
Blogger Jazz Manel said...

Esse disco eu conheço com Al di Meola e John Mcglaughlin chamado 3 guitarras, tenho ideia que ainda anda por lá numa k7zinha em casa!...

4:32 da tarde  
Blogger Thor said...

Já fizeram 2 discos nesse projecto das 3 guitarras. Só tenho o mais recente, que é de 96. Desse destaco a faixa Le Monastère dans les Montagnes ou a Manhã de Carnaval.

Vou ver o link então, estou curioso. Obrigadinho, merdinhas.

5:41 da tarde  
Blogger A Minha Sombra said...

Obrigado pela vista e respectivo comentário... Também gosto muito de The Cure. :) volte sempre à Sombra.

8:43 da tarde  
Blogger nihil said...

Post bastante interessante, muito fora do meu universo. Tanques!

Bjs, ana

12:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home